Linhas, volumes, ângulos.

Roustang Carrilho

Tendo como referência os materiais cênicos e de movimento pesquisados até aqui, o processo criativo de vin\co pede, para o seu figurino, conexão com certas noções e princípios presentes na concepção desse espetáculo que prima pela plasticidade e simplicidade – linhas, volumes, ângulos, geometria, orientalidade, parcimônia, leveza, dobras, vincos, pregas, calma, silêncio, urbanidade, sutileza, ar, texturas, etc.

Para elaborar esse figurino conectado à atmosfera do trabalho, convidei o cenógrafo, figurinista, diretor, ator (e tantas outras polivalências) Roustang Carrilho. Figura desejada, demandada e, provavelmente, o primeiro nome a ser pensado na cidade quando se fala na criação desses dois fundamentais domínios da encenação teatral: cenário e figurino.

Conheço o trabalho do Roustang de longa data, desde criações dele para os grupos Andaime cia. de teatro, Coletivo Antônia, Instrumento de ver, até concepções para trabalhos dos quais fui intérprete ou que foram dirigidos por mim, como o cenário dos espetáculos “2” (2008), de Giselle Rodrigues, Perfume de açougue (2010) e Fio a Fio (2015), este último dirigido e concebido por mim em parceria com Giselle Rodrigues (com quem Roustang já colaborou também bastante), e para o qual ele fez cenário e figurinos de uma coesão e unidade admiráveis, em total cumplicidade com a concepção do espetáculo e com o pensamento e desejos dos diretores, o que acabou resultando na merecida premiação, em 2016, nas categorias melhor figurino e melhor cenografia no Prêmios Sesc do teatro Candango, do qual, aliás, ele acumula premiações e indicações.

O que me atrai no trabalho desse artista é a assertividade das escolhas, cúmplices de uma compreensão rápida e de uma capacidade de escuta dos desejos e necessidades daquilo que um espetáculo e seu tema pedem. Em seus cenários e figurinos os materiais, as formas, as cores, as quantidades sempre se justificam e sempre significam em um conjunto sígnico, simbólico, concreto e metafórico na rede semântica e poética do pensamento do espetáculo para os quais foram criados, o que resulta em espetáculos visualmente fortes, seja pela simplicidade, seja pela complexidade ou pela ousadia de certas escolhas.

A sensibilidade do olhar e da mente criativa de Roustang serão essenciais para a atmosfera de vin\co. Certamente teremos mais um figurino lindo para contemplar.

Que venha vin\co.

Édi Oliveira.

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